Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
AMB
CFM

Otoplastia

O que é:

A cirurgia da orelha – também conhecida como otoplastia – pode melhorar a forma, a posição ou as proporções das orelhas. A cirurgia corrige um defeito na estrutura das orelhas presente desde o nascimento, que se torna aparente com o desenvolvimento, ou trata orelhas deformadas causadas por lesão. A otoplastia cria uma forma natural, dando equilíbrio e proporção às orelhas e à face. Correção de deformidades menores pode beneficiar a aparência e a autoestima. Especificamente, a otoplastia trata as seguintes situações:

  • Orelhas muito grandes – uma condição rara chamada macrotia;
  • Orelhas salientes (orelhas em abano) que ocorrem em um ou ambos os lados em diferentes graus – não associados à perda auditiva;

Quando Operar:

A idade ideal é a pré-escolar, ou seja, dos 5 aos 7 anos de idade. Sabe-se que a partir dessa idade as orelhas já estão totalmente formadas. Entretato, a cirurgia pode ser realizada em idades mais avançadas com excelentes resultados.

Cuidados Pré - Operatórios:

Os cuidados são os mesmos para a realização de toda e qualquer cirurgia segura: exames laboratoriais, avaliação clínico-cardiológicos e avaliação anestésica préoperatória.

Cuidados Pós-Operatórios:

Todos os cuidados, recomendações e uso de medicações são devidamente entregues por escrito após a cirurgia. Os cuidados incluem:

A Cirurgia:

Essa cirurgia é geralmente realizada sob anestesia local e sedação, podendo ser geral a critério do anestesista e de acordo com o paciente. A duração do procedimento é de aproximadamente uma a duas horas. A abordagem mais comum é através de incisão na face posterior da orelha, de maneira que fique camuflada em um sulco natural. Em situações muito especiais, incisões anteriores nas orelhas poderão ser necessárias.

Cuidados Pós-Operatórios:

Todos os cuidados, recomendações e uso de medicações são devidamente entregues por escrito após a cirurgia. Os cuidados incluem:

  • Uso dos modeladores (faixas) de acordo com as orientações por escrito entregues após o procedimento;
  • Evitar práticas esportivas, exposição solar direta, uso de secador e produtos químicos nos cabelos e qualquer tipo de tratamento sem a devida autorização médica;
  • Não deitar apoiando sobre as orelhas.
  • Evitar exposição solar direta, uso de óculos pesado, dentre outros;

É normal haver desconforto logo após a cirurgia, sendo o mesmo controlado com medicação para dor. Pode haver sensação de coceira sob as ataduras que são colocadas ao final da cirurgia e servem para manter as orelhas imóveis e protegidas durante aos primeiros dias de recuperação. É importante que as mesmas permaneçam intactas e não sejam removidas de modo algum. Se esta recomendação não for seguida, pode resultar na perda de parte da correção, sendo necessária nova cirurgia.

Resultados:

A otoplastia oferece resultados quase imediatos em casos de orelhas em abano, visíveis tão logo os curativos que sustentam o novo formato do ouvido são removidos. Como a orelha posiciona-se permanentemente próxima à cabeça, as cicatrizes cirúrgicas são escondidas atrás da orelha ou em suas dobras naturais. Resultados de cirurgia e reconstrução mais extensas da orelha podem aparecer ao longo do tempo.

Quero saber mais