Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
AMB
CFM

Blefaroplastia

O que é:

Também conhecida como cirurgia plástica das pálpebras, a blefaroplastia melhora a aparência das pálpebras superiores, das pálpebras inferiores, ou de ambas. Tem por objetivo remover os excessos de pele, bolsas de gorduras e parte das rugas dessa região. A cirurgia proporciona aparência rejuvenescida na área ao redor dos olhos, fazendo com que o olhar pareça mais descansado e jovial.

Na pálpebra superior, além da remoção do excesso e frouxidão de pele, a cirurgia remove o excesso de acúmulo de gordura que aparece como um inchaço nas pálpebras superiores, proporcionando um contorno mais suave. Na pálpebra inferior, o excedente de pele, rugas finas e bolsas gordurosas são tratadas da melhor forma para que proporcionem uma revitalização dos olhos, assim como pode-se corrigir a flacidez e queda das pálpebras decorrentes do processo natural do envelhecimento.

Quando Operar:

É uma cirurgia mais freqüentemente indicada após os 30 anos de idade, em função dos fenômenos de envelhecimento. No entanto, a presença de bolsas de gordura ou flacidez precoce das pálpebras ligadas a fatores genéticos, pode sugerir a cirurgia para os mais jovens. Devido à dinâmica funcional das pálpebras, efetivamente existe um maior envelhecimento deste segmento da face em relação ao restante do rosto, e assim as pálpebras geralmente são as primeiras a manifestar os sinais da idade.

Cuidados Pré - Operatórios:

Os cuidados são os mesmos para a realização de toda e qualquer cirurgia segura: exames laboratoriais, avaliação clínico-cardiológicos e avaliação anestésica préoperatória.

A Cirurgia:

A cirurgia é realizada em hospital, tendo duração média de 2 horas, preferencialmente usando-se anestesia local com sedação, podendo também ser geral. A quantidade de pele a ser removida na pálpebra superior é minuciosamente medida, deixando a cicatriz final disfarçada no sulco da pálpebra superior. Retiram-se as bolsas de gorduras quando indicado. Na pálpebra inferior, a incisão é feita próxima à implantação dos cílios, sendo a pele levantada e as bolsas de gorduras retiradas, quando presentes. Excesso de pele é ressecado, e a sutura aplicada.

Normalmente a blefaroplastia não é uma cirurgia dolorosa. Caso ocorra uma maior sensibilidade, esta será abolida com analgésicos comuns prescritos para o pósoperatório. Cuidados específicos, como o uso de compressas geladas, dentre outros necessários para uma boa e adequada recuperação, serão devidamente prescritas após o término da cirurgia.

Quero saber mais