Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
AMB
CFM

Correção da Flacidez das Coxas

O que é:

Esta cirurgia remodela as coxas, reduzindo o excesso de pele e, em alguns casos, a gordura, resultando em uma pele mais lisa e contornos mais proporcionais das coxas e dos membros inferiores.

O lifting de coxa não tem o propósito exclusivo de remoção do excesso de gordura. A lipoaspiração remove o excesso de depósitos de gordura, onde a pele tem boa elasticidade e é capaz de, naturalmente, estar em conformidade com o novo contorno do corpo. Nos casos em que a elasticidade da pele está prejudicada, uma combinação de técnicas de lipoaspiração e de lifting de coxa pode ser recomendada.

Quando Operar:

Se o exercício físico e a perda de peso não foram suficientes para que você alcançasse seus objetivos de ter um corpo mais firme, mais jovem e mais proporcional à sua imagem corporal, o lifting de coxa pode ser uma boa opção para você.

Cicatrizes:

Os padrões de incisão variam de acordo com a área ou áreas a serem tratadas, grau de correção e preferência do paciente e do cirurgião. Uma técnica comum usada em cirurgia de lifting de coxa faz as incisões na virilha, estendendo-se para baixo em torno da parte posterior da coxa. A matriz de tecido conjuntivo subjacente será remodelada e esticada, e a pele será reduzida e acomodada, resultando em contornos do corpo mais proporcionais e suaves. A maioria dos casos pode tratada com uma incisão mínima na parte medial da coxa.

Avaliação Pré-Operatória:

Os cuidados são os mesmos para a realização de toda e qualquer cirurgia segura: exames laboratoriais, avaliação clínico-cardiológicos e avaliação anestésica préoperatória.

A Cirurgia:

A cirurgia é realizada em nível hospitalar e em caráter ambulatorial, ou seja, a alta hospitalar pode ocorrer no mesmo dia. A anestesia empregada varia de acordo com cada caso e preferência da equipe cirúrgico-anestésica e paciente. O comprimento da incisão e o padrão dependerão da quantidade e da localização do excesso de pele a ser removido. Através destas incisões, o cirurgião plástico vai firmar os tecidos para que se tenha contorno corporal mais suave e tonificado. Técnicas avançadas geralmente permitem que as incisões sejam feitas em locais estratégicos, onde possam ser escondidas pela maioria dos tipos de roupa.

Cuidados Pós-Operatórios:

Após a cirurgia, curativos ou bandagens podem ser aplicados sobre as incisões e as coxas são envoltas com malha de compressão para minimizar o edema e tornar mais confortável a recuperação, mantendo a área operada imóvel.

Todos os cuidados, recomendações e uso de medicações são devidamente entregues por escrito após a cirurgia: como cuidar da ferida operatória, medicamentos para tomar por via oral, cuidados específicos com o local da cirurgia, com seu estado de saúde, e acompanhamento pós-operatório, dentre outros.

Evolução em Longo Prazo:

Contornos mais suaves e tonificados resultantes do lifting de coxa são visíveis quase que imediatamente, apesar de inicialmente obscurecidos pelo edema. Indicamos o uso de malha de compressão por 4 semanas após o procedimento para minimizar o inchaço e sustentar os tecidos à medida que cicatrizam. Com o lifting de coxa, a qualidade da pele melhora drasticamente na aparência.

A manutenção do resultado depende de você manter peso estável e boa forma, do seu tipo de pele e de características hereditárias. Seguir as recomendações de seu médico é fundamental para o sucesso da cirurgia. É importante que as incisões cirúrgicas não sejam sujeitas à força excessiva, à escoriação ou ao movimento durante o período de cicatrização.

Quero saber mais