Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
AMB
CFM

Correção da Flacidez dos Braços

O que é:

O lifting de braço, também conhecido como braquioplastia, reduz o excesso de pele e de gordura do braço deixando a pele mais lisa e com contornos suaves, resultando em aparência tonificada.

Indicações:

Oscilações no peso, envelhecimento e fatores hereditários podem fazer com que os braços fiquem com aparência flácida. O exercício pode fortalecer e melhorar o tônus muscular do braço, mas não trata o excesso de pele que perdeu elasticidade ou os tecidos subjacentes enfraquecidos e a gordura localizada. A braquioplastia está indicada para esses casos de flacidez cutânea.

Avaliação Pré-Operatória:

Os cuidados são os mesmos para a realização de toda e qualquer cirurgia segura: exames laboratoriais, avaliação clínico-cardiológicos e avaliação anestésica préoperatória.

A Cirurgia:

A cirurgia é realizada em nível hospitalar e em caráter ambulatorial, ou seja, a alta hospitalar pode ocorrer no mesmo dia. A anestesia empregada varia de acordo com cada caso e preferência da equipe cirúrgico-anestésica e paciente. O comprimento da incisão e o padrão dependerão da quantidade e da localização do excesso de pele a ser removido. As incisões são geralmente feitas na face interna do braço, podendo se estender desde a axila até pouco acima do cotovelo. Se houver a necessidade da redução de gordura durante o procedimento, a mesma será retirada ou lipoaspirada. O tecido subjacente de sustentação é firmado e remodelado com suturas internas. Por fim, a pele é suavizada ao longo do novo contorno do braço.

Cuidados Pós-Operatórios:

Após a cirurgia, curativos ou bandagens podem ser aplicados sobre as incisões e os braços são envoltos com malha de compressão para minimizar o edema e tornar mais confortável a recuperação, mantendo a área operada imóvel.

Todos os cuidados, recomendações e uso de medicações são devidamente entregues por escrito após a cirurgia: como cuidar da ferida operatória, medicamentos para tomar por via oral, cuidados específicos com o local da cirurgia, com seu estado de saúde, e acompanhamento pós-operatório, dentre outros.

Evolução em Longo Prazo:

A manutenção do resultado depende de você manter peso estável e boa forma, do seu tipo de pele e de características hereditárias. Seguir as recomendações de seu médico é fundamental para o sucesso da cirurgia. É importante que as incisões cirúrgicas não sejam sujeitas à força excessiva, à escoriação ou ao movimento durante o período de cicatrização.

Quero saber mais