O que é:
A cirurgia plástica do abdômen é conhecida tecnicamente como abdominoplastia ou dermolipectomia abdominal. Destina-se à remoção do excedente de pele e gordura do abdômen inferior, reposicionamento da musculatura, além da retirada de estrias em pontos específicos. Existem diversas técnicas de abdominoplastia atualmente, sendo cada uma delas indicada para o tratamento das diversas apresentações das anormalidades abdominais.
Cicatrizes:
As cicatrizes podem ser de tamanhos variáveis, de acordo com a quantidade e a localização do excesso de tecidos a serem removidos e da técnica empregada. Variam de cicatrizes mínimas ou reduzidas suprapúbicas até cicatrizes horizontais estendidas com ou sem cicatrizes verticais.
Quando Operar:
A abdominoplastia está indicada na presença de flacidez abdominal comprovada, geralmente aguardando-se a primeira gestação da paciente. Nos casos de abdômen em avental, a indicação pode surgir precocemente, principalmente pela formação de dermatoses, problemas de coluna ou dificuldades na higiene pessoal. No paciente ex-obeso, recomenda-se aguardar, quando possível, a estabilidade do peso de 18 meses.
Avaliação Pré-Operatória:
Além de todo protocolo normal para qualquer cirurgia, deve ser pesquisado o histórico de cirurgias e cicatrizes abdominais, história obstétrica, comportamento ponderal nos últimos anos, uso de substâncias anorexígenas, tabagismo, etc.
A Cirurgia:
A abdominoplastia é realizada sob anestesia peridural com sedação ou geral, a critério da equipe médica e paciente. Possui duração estimada de três a quatro horas. Cada técnica determina um nível de descolamento, e consequentemente, diferentes níveis ou etapas cirúrgicas de reparo.
Cuidados Pós-Operatórios:
Normalmente esta cirurgia não apresenta um pós-operatório doloroso. Mesmo assim se apresentar algum grau aumentado de sensibilidade dolorosa, o uso de analgésicos comuns resolverão e serão recomendados em sua prescrição de pósoperatório. Somente use medicamentos recomendados pelo Dr Evandro, seguindo todas as orientações dadas pela equipe cirúrgica. Em caso de qualquer dúvida, sempre entrar em contato o mais breve possível!
Todos os cuidados, recomendações e uso de medicações são devidamente entregues por escrito após a cirurgia. Os cuidados incluem:
Evolução à Longo Prazo:
Alguns fatores próprios da paciente como idade, variações de peso corporal, qualidade e textura da pele, influências hormonais, genéticas e gravidez interferem de forma incisiva no abdômen, independentemente de ter sido submetido à cirurgia ou não. Portanto, mesmo após a abdominoplastia, associada ou não à lipoaspiração, uma rotina de exercícios diários orientados e dieta deverá ser seguida rigorosamente, para que os resultados obtidos com a cirurgia de remodelamento do contorno abdominal não se percam com o passar dos anos.
Quero saber mais